Além de perder por 2 a 0 para o São Luiz, o Grêmio se recusou a receber as medalhas do vice-campeonato da Recopa Gaúcha. A decisão de ir para o vestiário após o término do jogo foi motivo de polêmica e revolta no estádio 19 de Outubro, em Ijuí.
No gramado da partida, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, criticou a postura da direção gremista.
"É uma falta de respeito com o torcedor gremista que veio aqui, não digo nem com o São Luiz, que não passado perdeu de 3 ou 4 lá na Arena, e humildemente fez uma fila pra receber suas medalhas de vice. Acho que o Grêmio deveria ter outra postura sim, de vir aqui receber suas medalhas. Estou entristecido pelo Grêmio ter cometido esse ato, é uma decisão que cabe a direção explicar pra vocês. Falta de Fair Play esportivo, falta de educação”, desabafou o presidente.
Em 2023, a final da competição foi na Arena. O time de Porto Alegre venceu o São Luiz, na estreia de Luis Suárez, e conquistou o seu primeiro título da última temporada. A Recopa é a disputa entre o atual campeão gaúcho, o próprio Grêmio, e o São Luiz, campeão da Copa GFG também no ano passado.
A estratégia do Tricolor de ir com time completamente reserva, e até mesmo sem o técnico Renato Portaluppi, não priorizando a competição, virou motivo de revolta dos torcedores gremistas nas redes sociais.
Título inédito para o São Luiz
Pela primeira vez, o São Luiz de Ijuí conquistou a Recopa Gaúcha. Na noite desta quarta-feira (28), o Rubro venceu o Grêmio por 2 a 0, no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí, no Noroeste Gaúcho.
A equipe da casa venceu com gols do zagueiro gremista Bruno Uvini, contra, aos 46 minutos do primeiro tempo, e do atacante Gabriel Pereira, aos 26 da etapa complementar. O jogo também contou duas expulsões no fim, de Gustavo Martins, do São Luiz, e Lucas Hulk, do Grêmio, após uma confusão entre os jogadores.
A partida foi uma reedição da final de 2023. O São Luiz conquistou a Recopa Gaúcha pela primeira vez, enquanto o Grêmio buscava o quinto título.
Os dois times voltarão a campo no sábado (2), às 16h30, pela 11ª e última rodada da fase classificatória do Campeonato Gaúcho. O Grêmio receberá o Guarany de Bagé, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, enquanto o São Luiz enfrentará o Santa Cruz-RS, novamente em casa.
O São Luiz é o oitavo colocado, com 10 pontos. Já o Grêmio está na segunda posição, com 20 - o líder é o Internacional, com 25. Os oito melhores times avançarão às quartas de final, enquanto os dois piores serão rebaixados para a Segunda Divisão Gaúcha de 2025.
Fonte: Itatiaia Esportes