Parte das regiões da Campanha, Sul e Fronteira Oeste devem registrar chuva intensa até as 23h59min desta terça-feira (6), conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O comunicado ainda aponta "perigo potencial" de rajadas de vento de até 60km/h e possibilidade de queda de granizo em municípios destas regiões no período.
O Rio Grande do Sul passa por um período de instabilidade desde o final de semana, com chuva e temporais em todas as regiões do Estado. O tempo deve se manter firme a partir da manhã de quinta-feira (8), quando a frente fria que avança sobre o território gaúcho seguirá em direção ao centro-oeste do Brasil.
O alerta do Inmet indica possibilidade de chuva entre 20 e 50 milímetros até o fim desta terça-feira em municípios como Aceguá, na Campanha, Alegrete, na Fronteira Oeste, e Canguçu, na Região Sul. Apesar das rajadas de vento, que podem variar entre 40 e 60km/h nesta área do Estado, o risco de alagamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica é considerado baixo.
De acordo com a Clima Tempo, a instabilidade que atinge o Rio Grande do Sul é resultado do encontro entre o ar frio oriundo da Argentina e o vento quente e úmido que sopra do centro-oeste do Brasil, o que propícia a formação de fortes nuvens de chuva sobre o Estado. O avanço de uma frente fria, que ingressa no RS nesta quarta-feira (7), deve derrubar a temperatura até o próximo domingo (9) e manter o tempo firme a partir da manhã de quinta-feira.
Fonte: GZH