O ex-combatente gaúcho Taltíbio de Mello Custódio morreu aos 104 anos no sábado (28), em Júlio de Castilhos, na Região Central do RS. O veterano era o último militar da região que lutou na Segunda Guerra Mundial e fazia aniversário no mesmo dia que veio a óbito.
Em nota, o Comando da 3ª Divisão de Exército (3ªDE), Divisão Encouraçada, manifestou profundo pesar pelo falecimento do "eterno Cabo Custódio". Confira abaixo pronunciamento na íntegra.
Nascido em 1920, ele dedicou a juventude ao sonho de servir à pátria. Quando completou 18 anos, Taltíbio entrou para o Exército em Santo Ângelo, na Região das Missões.
Depois, em 1944, foi convocado para integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e lutar contra as tropas nazistas e fascistas na Europa. Custódio embarcou com mais de 25 mil compatriotas rumo à Itália.
Há um mês, o Cabo havia recebido a Medalha Tributo à FEB.
Em conversa com a RBS TV em 2023, Taltíbio revelou que nunca esqueceu os aprendizados da guerra. Ele se lembrava com detalhes dos momentos em que a tropa precisava improvisar para sobreviver:
“A gente tinha que se abrigar no chão, cavocar, fazer um buraco e botar terra na frente. Fazer um travesseiro e foi assim que a gente se salvou", contou.
Nota da 3ª Divisão de Exército
"O Comando da 3ª Divisão de Exército (3ªDE), Divisão Encouraçada, manifesta profundo pesar pelo falecimento do eterno Cabo Custódio, Pracinha da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ocorrido em 28 de dezembro de 2024, dia em que completava 104 anos, em Júlio de Castilhos, RS, sua cidade natal.
Um verdadeiro herói que nos deixa, o último veterano da 2ª Guerra Mundial na região da 3ª DE. Há 1 mês, havia recebido a Medalha Tributo à FEB, concedida 80 anos depois do embarque do primeiro escalão aos campos de batalha da Itália, em 1944.
As últimas homenagens serão prestadas pelos familiares, amigos e Exército Brasileiro."