O 3º Pelotão de Bombeiros de São Borja já atendeu, até agora, neste ano, 88 incêndios em vários pontos da cidade e do interior. De acordo com o comandante da corporação, Fabiano Maciel, dessas ocorrências, 80 ocorreram em vegetações, um aumento de 528% nesse tipo de caso em relação há anos anteriores. Ainda foram atendidas ocorrências em lixos e campos. Até agora, foram utilizados aproximadamente 140 mil litros de água para combater as chamas nas diversas ocorrências.
O comandante destacou duas ocorrências em que o sinistro foi de grandes proporções. Um deles na Reserva Biológica do Banhado de São Donato, que contou com apoio das guarnições do grupamento de Itaqui, efetivo das Forças de Reação Rápida do 11º BBM e 12º BBM, apoio do 1º Regimento de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro, agentes da SEMA-RS e aeronaves contratadas pelos municípios. As chamas foram controladas na noite do último sábado, e estima-se que o sinistro atingiu cerca de 1,2 mil hectares da reserva. O outro foi um incêndio que teve início por volta das 16h40min da última quarta-feira, dia 19, no fim da rua Theobaldo Klaus, que destruiu 14 hectares de vegetação rasteira e matos. Conforme o Corpo de Bombeiros, para controlar o sinistro, foram utilizadas sete viaturas, além de 16 bombeiros. Algumas pessoas, inclusive o vereador Fabrizio Dipamil, também ajudaram as chamas.
Maciel ainda destaca que, entre os dias 19 e 20, o pelotão atendeu 73 ocorrências variadas, como vistorias e salvamento de animais, além de outros sinistros menores.
Fonte: Folha de São Borja
Foto: Luciano Resmini - Sb News