De acordo com uma reportagem da Rádio União Web de Santiago, um servidor da Susep que pediu para não ter o seu nome revelado, procurou a Rádio e relatou que os agentes penitenciários, os presos e as famílias estão todos apavorados em virtude de existirem presos com tuberculose e que nessa semana surgiu um surto de Covid-19 entre os detentos do Presídio Estadual de Santiago, sendo que já tem 04 casos confirmados e muitos detentos fizeram exames de PCR e estão aguardando o resultado.
Também foi informado que o Presídio Estadual de Santiago está muito superlotado, que a grande maioria dos presos são fumantes, que no local não dispõe de equipe de saúde (médico, enfermeiro...), que o local não dispõe de equipamentos básicos para o atendimento de uma emergência de saúde (oxigênio, desfibrilador, dentre outros), que os presos recebem sacolas externas (roupas, alimentações, cigarros...), que no local acontecem visitas dos parentes (entre e sai de pessoas e objetos), que no local é recebido presos em trânsito e temporários de todos os municípios da Fronteira Oeste/Missões,. Além disso, os presos saem ao banho de sol juntos o que favorecem a propagação do coronavírus.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, senhor Éldrio Machado, foi confirmado casos de tuberculose, e que quatro presos estão com o Covid 19 e outros aguardam resultado de exame PCR.
Inclusive um dos infectados foi internado ontem (29) e posterior a isso foi transferido para Charqueadas. O preso também está com tuberculose e precisou ser entubado.