São Borja (RS) – A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) vem realizando uma série de atividades destinadas à orientação sobre o combate à violência doméstica e familiar contra mulheres.
Nas ocasiões são explicadas todas as formas de violência doméstica; a forma de identificá-las e como romper o ciclo de violência.
Em São Borja, na última quinta-feira (17), a defensora pública Natália Mattos Wild Sarasol participou da roda de conversa alusiva ao “Agosto Lilás”, que contou com a presença de diversas instituições: Defensoria Pública, Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria de Saúde, Polícia Civil, CRAS, CREAS, Hospital Ivan Goulart e Brigada Militar.
A DPE/RS forneceu 500 cartilhas sobre violência doméstica e familiar para a Prefeitura de São Borja, além da distribuição junto à comunidade. Já na Polícia Civil, foram entregues também 200 cartilhas com o mesmo objetivo.
Desde o início do mês, a defensoria Pública Regional de São Borja já participou de 3 encontros nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Arneldo Matter, Paraboi e Passo.
As atividades seguirão ao longo de todo o mês de agosto.
Cabe destacar, que a atuação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul nesta área envolve a defesa dos direitos das mulheres, através do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM), especialmente das que se encontram em situação de violência doméstica e familiar.
POR RAFAELA VIEIRA - ASCOM DPE/RS