Os questionamentos feitos nas redes sociais sobre a chave Pix disponibilizada pelo Governo do Estado foram esclarecidos pelo governador Eduardo Leite em live realizada na terça-feira. Segundo ele, os recursos são geridos por um comitê formado por entidades públicas e privadas do Rio Grande do Sul, lideradas pela Casa Civil, que definirá as ações e critérios para distribuição das doações arrecadadas no canal.
Leite reforçou a chave é vinculada a uma conta bancária da Associação dos Bancos do Estado do Rio Grande do Sul, aberta no Banrisul. A mesma forma de arrecadação de doações já havia sido utilizada em 2023 e foi reaberta no dia 5 de maio, na campanha chamada de SOS Rio Grande do Sul. O governador reforçou que os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário a vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura dos municípios.
“Para ficar muito claro, o Pix não é para o governo. É para uma conta de uma entidade privada. Nenhuma das ações que nós anunciamos aqui vai consumir os recursos destas doações. Os valores são para, com a participação de entidades sociais, atendermos às pessoas que foram atingidas. E uma vez decidida a forma de aplicação, são chamadas entidades sociais para que a gente possa fazer esse recurso chegar na ponta, para as famílias, e ele vai ser priorizado para ajudar a reerguer as vidas das pessoas”, ressaltou.
Durante o pronunciamento, Leite citou ainda que um balanço com todo o valor arrecadado e distribuído pode ser conferindo no site da campanha, sosenchentes.rs.gov.br. “Quem quiser pode acessar e, além de se cadastrar como voluntário, conferir a prestação de contas do que foi feito com os recursos dessas doações de Pix na episódio do Vale do Taquari. Então tem transparência, tem cuidado, tem gestão compartilhada com a sociedade e tem sobretudo o foco de chegar nas pessoas. Não é dinheiro para o governo”, completou.
Como doar
- Pix oficial SOS Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos No Estado do Rio Grande do Sul
Obs.: Quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul.
Fonte: Correio do Povo