Rui das Merces Alcântara Fontes, 36 anos, o homem que foi agredido com golpes de faca no centro de Bento Gonçalves, não resistiu aos ferimentos e morreu na noite desta quinta-feira (19). A informação foi confirmada pelo Hospital Tacchini.
Fontes deu entrada no hospital na tarde desta quinta, em estado grave. Chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu aos ferimentos.
O caso de agressão que vitimou Fontes aconteceu por volta do meio-dia, na Praça Dr. Bartholomeu Tacchini, na área central de Bento Gonçalves, uma das regiões mais movimentadas da cidade. Pessoas que presenciaram a situação relatam que o caso começou quando o agressor urinava na parede de um prédio junto à praça e teria feito um gesto obsceno com o genital para a criança. A mulher que estava com a menina viu e começou a discutir com o suspeito. O bate-boca durou cerca de cinco minutos.
O homem, que posteriormente seria esfaqueado, tentou chamar a mulher, para que se afastasse. Quando ela se afastou, ele se aproximou e deu um tapa no suspeito de mostrar o genital.
— O homem voltou e deu um tapa no outro (suspeito). O cara reagiu e a princípio achamos que era soco, porque ele fazia esse movimento (como se golpeasse com a mão). Quando o pessoal viu o sangue é que se assustou — conta uma testemunha, que prefere não se identificar.
Um jovem foi quem percebeu que se tratava de uma faca e deu um chute para afastar os envolvidos na confusão. Outro homem, que viu o início da ação de longe, se aproximou e afastou a arma dos envolvidos. O que impressionou a todos é que, após a agressão, o suspeito voltou a sentar no banco e ficou ali até as autoridades chegarem.
— Quando cheguei, ele tinha acertado umas sete ou oito facadas no cara (na vítima). E aí, demos uma voadora e tiramos a faca — relata outra testemunha.
Após desferir um soco contra o suspeito, Fontes teria sido atingido por diversos golpes de faca. Pessoas que estavam na praça separaram a briga, e a Guarda Municipal foi acionada. O suspeito foi preso em flagrante por agentes da Guarda.
O agressor, um homem de 42 anos, natural de Bento Gonçalves, possui termos circunstanciados registrados na Polícia Civil por ameaça e lesão corporal.
De acordo com a Polícia Civil, ainda não é possível confirmar se houve assédio sexual, trata-se apenas de uma suspeita, pois as câmeras de segurança serão analisadas e testemunhas ouvidas. Com a morte de Fontes, a polícia passa a tratar o caso como homicídio consumado.
A esposa da vítima deverá ser chamada para prestar depoimento na próxima semana. Outras testemunhas também serão ouvidas na semana que vem, conforme forem identificadas.
Ainda não há informações sobre a despedida de Fontes.