Na manhã desta terça-feira (17), a Polícia Civil, por meio da DRACO de São Luiz Gonzaga, realizou buscas na sede da Câmara de Vereadores de Bossoroca, no Rio Grande do Sul. A operação visa apurar um esquema de desvio de salários envolvendo funcionários fantasmas, assessores, procuradores e vereadores.
De acordo com informações da Polícia Civil, a investigação teve início em outubro, após denúncia de um morador do Ceará que descobriu estar registrado como funcionário celetista da Câmara desde junho de 2018, sem jamais ter estado no município. O esquema teria desviado mais de R$ 150 mil utilizando documentos falsificados, como a CTPS da vítima.
As investigações indicam que o suposto funcionário fantasma teve o cargo e salário alterados ao longo dos anos, passando de auxiliar de escritório a assistente administrativo, com remuneração que chegou a R$ 1.409,95. Caso outros casos semelhantes sejam identificados, o prejuízo aos cofres públicos pode ser ainda maior.
A Polícia Civil trabalha para identificar os responsáveis pelo esquema e não descarta o envolvimento de outros servidores. Os investigados serão ouvidos, e o inquérito deverá ser concluído em 30 dias. A comunidade pode colaborar com informações pelo telefone/WhatsApp (55) 98423-6177, com garantia de sigilo.
Site Sb News