Faça parte você também desse ato de amor e solidariedade para ajudar a amenizar o sofrimento de pessoas que fazem tratamento oncológico
Na tarde desta quinta-feira (24), a Policial Civil Andréa do Prado Oliveira, que também já foi Policial Militar , cortou seu cabelo para fazer a doação para a campanha da Brigada Militar que visa fazer peruca para pacientes que fazem tratamento do câncer.
A policial esclareceu que já é a segunda vez que faz doação, a primeira vez foi em agosto de 2020 quando cortou seu cabelo pela primeira vez exclusivamente para doar. “No inicio foi estranho ter o cabelo curto, porém me senti bem em poder ajudar alguém que mesmo não conhecendo sei que vai ficar feliz.” O cabelo dela será juntado com de outras pessoas para fazer perucas para pacientes que estão em tratamento de câncer e acabam perdendo seu cabelo.
Ainda nas palavras de Andréa “Não estou aqui para aparecer como doadora, mas sim para incentivar outras pessoas a fazer sua doação também, principalmente pessoas que tem objetivo de cortar seu cabelo, pois já tive relato de cabeleireiras que cortam cabelos longos e tudo é jogado no lixo. Então eu peço a vocês que irão contar seu cabelo fale com o(a) profissional para separar em mechas para a doação.
Como também esclarece Andréa “ o cabelo para a mulher é um objeto de vaidade, e para quem perde o cabelo receber uma peruca é algo que as deixa melhor. Quem doa para pessoas que não conhece também sente-se melhor com esse ato.”
As informações constante em sites da Brigada Militar são que desde que iniciou a Campanha Cabelos de Aço no ano de 2019, as mechas recebidas são doadas para instituições que fazem tratamento oncológico e confecção de perucas para as pacientes com câncer. As perucas ajudam às pessoas nessa fase difícil que enfrentam no período da queda dos cabelos e do tratamento agressivo contra o Câncer, e contribui para devolver a autoestima.
A Campanha Cabelos de Aço é uma campanha permanente e quem quiser fazer sua doação é só se dirigir aos quartéis da Brigada Militar.
Como doar o cabelo:
- Todos os tipos de cabelo podem ser doados, lisos, ondulados, cacheados, crespos e mesmo os que já foram tingidos ou que possuam outros tipos de química;
- Antes de doar o cabelo, lave-o e deixe secar naturalmente;
- É necessário o tamanho mínimo de dez centímetros para doação, mas se for repicado, o mínimo é de 15 centímetros;
- Mesmo que o cabelo esteja danificado ele pode ser doado, sendo possível recuperá-lo para que também seja utilizado na confecção das perucas.
Texto sobre como doar os cabelos retirados do site http://stbm19.rs.gov.br/campanha-cabelos-de-aco-61e9b33691f70