Nas últimas semanas o Hospital Ivan Goulart, através de sua equipe administrativa e da equipe assistencial multidisciplinar do PS (Pronto Socorro), tem realizado reuniões para definição de novos fluxos e rotinas para atendimento dos pacientes da unidade de urgência e emergência do HIG.
Logo, ficou definido em reunião na última semana, que será implementado o projeto “Acolhimento com Classificação de Risco”, que segue orientações do Ministério da Saúde e é adaptado pelo HIG conforme a demanda e contexto do Hospital. Esse processo consiste em: cadastro, classificação (triagem) e atendimento médico. Após, esse paciente será classificado por cores: Emergência (vermelho) - casos muito graves com alto risco de morte: atendimento imediato; Urgência (amarelo) - casos graves com necessidade de rápido atendimento; Atendimento Rápido (verde escuro) - atendimento padrão com maior possibilidade de espera (prioridade para portadores de deficiência e idosos); Pouca Urgência (verde claro) - pouco risco de complicações. Pode aguardar atendimento; Não Urgência (azul) - atendimento para casos mais simples e seguros em que o paciente pode ser referenciado para outra unidade de saúde. Conforme a Diretora Executiva do Hospital, Fernanda Bonotto, o PS visa ser um instrumento de saúde que acolha o cidadão para garantir um melhor acesso aos serviços de urgência e emergência com atendimento humanizado e efetivo e, por isso, precisa estar constantemente atualizando os seus protocolos para melhorar atender a comunidade. Portanto, esse protocolo orienta quais os pacientes necessitam de atendimento mediato ou imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
Para tanto, antes do paciente ser encaminhado ao médico, existe um processo de triagem com o enfermeiro responsável que denota as prioridades do atendimento. Participaram da última reunião a Diretora Executiva do HIG, Fernanda Bonotto, a Gerente de Enfermagem, Fábia Ramos, a Coordenadora da Educação Continuada, Evelyn Garcia, a médica Dra. Mauren Moller, a Coordenadora do PS, Raquel Lul, e enfermeiros assistenciais da unidade de pronto atendimento.
Imagem: Assessoria de Comunicação e Imprensa - HIG.