A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul deve provocar chuva e temporais no Estado a partir deste domingo. As precipitações, que estavam ocorrendo de forma localizada, irão se ampliar hoje, segunda e terça.
De acordo com a Metsul Meteorologia, "projeta-se um aumento da instabilidade no estado por conta da maior umidade e da atuação de uma frente fria". Neste domingo, da tarde para a noite, “o calor gera novas áreas de instabilidade isoladas com pancadas localizadas de chuva e risco de temporais isolados. As regiões com maior probabilidade destas precipitações mal distribuídas são o Oeste, o Noroeste, o Centro e o Sul gaúcho”.
Na segunda-feira, o avanço de uma frente fria traz uma maior probabilidade de chuva e em maior número de locais em áreas do Oeste e do Sul do Estado, próximas da fronteira com o Uruguai. Nas demais regiões do estado, a chuva é mais localizada.
Na terça-feira, a precipitação será mais generalizada, localmente forte a intensa e com risco de alguns temporais. Será o dia com mais chuva no estado em várias semanas. Não se pode descartar tempo severo isolado com risco de rajadas de vento, destaca a Metsul.
A atmosfera muito aquecida e a temperatura elevada agravam o risco de tempestades localizadas, especialmente de chuva forte e vento. A Metsul alerta, contudo, que não é uma condição que se assemelhe ao evento de 16 de janeiro, que teve vendavais intensos em muitas cidades do interior e na capital. As ocorrências tendem a ser mais pontuais desta vez.