Uma ordem religiosa está construindo um santuário para Lúcifer, em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O espaço deve ser inaugurado no dia 13 de agosto, com uma estátua de mais de 5 metros representando a divindade.
Para cristãos, o nome de Lúcifer é associado ao diabo. Contudo, Mestre Lukas de Bará da Rua, um dos representantes da Nova Ordem de Lúcifer na Terra, afasta essa ligação.
"Para nós, Lúcifer é um deus que, assim como tantos outros, foi demonizado pela Igreja Católica. Lúcifer é o portador da luz, do autoconhecimento", explica o religioso de 43 anos.
A imagem de Lúcifer ainda não foi erguida, em razão da chuva. A estátua, produzida em cimento por um ateliê, retrata a dualidade do homem humano e do esqueleto, com pés e asas, representando o espírito da divindade, segundo o religioso.
Além de Mestre Lukas, o religioso Tata Hélio de Astaroth é um dos fundadores do espaço, que fica na área rural de Gravataí, município a 31 km de Porto Alegre. A localização do santuário é mantida sob sigilo.
Dois motivos explicam a medida: o espaço é destinado a pessoas já iniciadas na fé; além disso, há uma preocupação com a segurança dos seguidores. Os religiosos afirmam que já sofreram ameaças e questionamentos sobre as práticas da religião.
"O nosso espaço é só para iniciados. Recebemos até ameaça de morte, se a gente desse continuidade ao nosso trabalho", lamenta Mestre Lukas.
Segundo a ordem, cerca de 100 pessoas participam das celebrações.
"Para nós é algo sagrado. Eu tenho uma história de 21 anos dentro da religião. A gente tem feito um trabalho de conscientização, para demonstrar a força que a nossa religião tem", comenta.
Natural de Gravataí, Mestre Lukas de Bará da Rua é um mestre de quimbanda independente e trabalha com cartas e búzios negros. Em maio, o religioso atuou na criação de um monumento dedicado a Exu no município.
Polêmica e fake news
A notícia da criação do santuário com a estátua de Lúcifer provocou polêmica na cidade. Nas redes sociais, algumas pessoas elogiaram a iniciativa, ressaltando o respeito à fé alheia, enquanto outras pessoas criticaram, associando a religião a algo demoníaco.
Uma das críticas dizem que a obra supostamente contaria com dinheiro público, o que tanto Mestre Lukas quanto a Prefeitura de Gravataí negam.
Em nota, a prefeitura do município de 265 mil habitantes afirmou que "não tinha conhecimento até o momento sobre a criação de um santuário dedicado a Lúcifer na cidade" e que "não há qualquer vínculo ou recurso público da prefeitura no empreendimento".
Estátua de Baphomet
Também na Região Metropolitana de Porto Alegre, o culto a Baphomet, uma criatura com corpo humano, asas e cabeça de bode, repercutiu nas redes sociais. Em 2023, o g1 mostrou uma estátua erguida por uma mãe de santo em Alvorada.
"É uma força espiritual que veio para somar na minha vida, na minha trajetória. Me transformou para o bem", disse, em entrevista, a religiosa Michelly da Cigana, que mostrou o interior da propriedade em um vídeo.
Um ano depois, a mãe de santo construiu um cemitério particular na cidade vizinha, Viamão, para prestar homenagem a Exus e Pombagiras.
Fonte: G1RS