Quatro homens foram mortos a tiros, na madrugada de domingo (1º), em Rolante, no Vale do Paranhana, a cerca de 100 km de Porto Alegre. As vítimas estavam em uma calçada, em frente a um condomínio no bairro Rio Branco, quando foram atingidas.
A Polícia Civil não confirma oficialmente as identificações dos mortos, mas a reportagem da RBS TV apurou que são Elias Vargas da Rosa, 22 anos; Pablo Rafael Machado de Oliveira, 23 anos; Michael Rodrigo Emmerich, 35 anos; e Everton Danei Hadlich da Fonseca, 40 anos.
De acordo com o chefe de polícia do RS, delegado Fernando Sodré, a motivação para o ataque a tiros foi a disputa pelo tráfico de drogas na região. Foram disparados mais de 120 tiros de armas de quatro calibres diferentes.
"Nós temos a informação que aquilo se trata de um conflito entre dois grupos criminosos que estão disputando espaço naquela cidade, vinculado à venda e o tráfico de drogas. E desse conflito, pessoas foram arrebatadas em casa, outras encontradas, foram levadas para um lugar e foram executadas por um outro grupo que aí fugiu do local", explica Sodré.
Conforme o chefe da Polícia Civil gaúcha, os autores dos disparos não eram moradores do município. Um veículo que teria sido usado pelos criminosos foi abandonado em uma cidade vizinha.
O policiamento foi reforçado na região. Batalhões de outras áreas foram acionados para atuar nas buscas, e um gabinete de crise foi montado para apurar o caso.
Rolante tem 21,2 mil habitantes. Entre janeiro e julho deste ano, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) registrou apenas uma morte violenta no município, provocada por um latrocínio. De acordo com a BM, outra pessoa foi assassinada na cidade em agosto, mês ainda sem registro de estatísticas da SSP.