Estação, que vai até 21 de dezembro, é marcada pelo período de transição entre temporada de seca e chuva na área central do Brasil e temperaturas mais elevadas em grande parte da região Norte, interior do Nordeste e em alguns pontos da parte central do país.
A primavera começou oficialmente nesta quinta-feira (22) às 22h04 (horário de Brasília) para a maior parte do território brasileiro – com exceção de partes do Amazonas, Pará e quase a totalidade de Roraima e Amapá, que ficam no Hemisfério Norte.
O início da estação é chamado de equinócio de primavera – dia do ano quando praticamente o dia e a noite tem a mesma duração: 12 horas. A estação termina em 21 de dezembro às 18h48, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A primavera é marcada pelo período de transição entre as estações seca e chuvosa na área central do Brasil – enquanto os acumulados de chuva no norte do Nordeste costumam ser inferiores a 100 milímetros, principalmente, no norte do Piauí e noroeste do Ceará.
Até o dia 26 de setembro, são previstas chuvas significativas que podem superar 60 mm em toda a região Sul, no extremo oeste do Amazonas e do Acre e sudoeste do Pará junto com acumulados acima de 80 mm no sudeste de Minas Gerais.
Sul
No Sul, a previsão é de chuvas abaixo do esperado em grande parte da região, segundo o Inmet, por causa do fenômeno La Niña.
á as temperaturas devem ficar próximas e ligeiramente abaixo da média para grande parte da região.
Até a próxima semana, porém, áreas de instabilidade deverão favorecer a ocorrência de acumulados de chuvas que podem ultrapassar 60 mm em praticamente toda a região. Por outro lado, o centro-sul do Rio Grande do Sul deve receber pouca chuva, que não deve ultrapassar 30 milímetros.
Fonte: G1RS