A empresa Integração divulgou material informando os horários do transporte coletivo da eleição no dia 30 e a informação de que não terá o passe livre para o segundo turno, a prefeitura seguindo a lei orgânica do município N°3.571 de 26 de fevereiro de 2006, que prevê apenas o passe livre para o 1°turno que teve, agora no 2°não terá.
A defensoria pública do estado do Rio Grande do Sul em São Borja, sabendo da dificuldade das pessoas de baixo rendimento que necessitam de transporte público para poderem exercer o papel de cidadão de ir votar, entrou com um pedido na justiça solicitando que a prefeitura juntamente com a concessionaria, disponibilize o transporte público tendo em vista que muitas pessoas não têm condições por se tratar de duas passagens, ida e volta e contando que haja muitas pessoas da mesma família.
A reportagem do SB News entrou em contato com o jurídico da prefeitura, que informou que a prefeitura tem que cumprir o que diz na lei. O pedido foi feito pela defensoria pública de São Borja contra o município, mas ainda não tem decisão judicial.