O Programa de Vacinação de Fronteira está realizando a aplicação de vacinas de rotina. De 19 a 28 de novembro a população poderá se dirigir às Unidades de Saúde ou no Centro Unificado de Fronteira (CUF) das 8h30min até às 11h30min e das 13h30min às 16h, para atualizar as vacinas em atraso.
Serão oferecidas vacinas contra o Tétano, Hepatite B, Tríplice Viral, Febre Amarela e Covid-19 que será ofertada a partir do recebimento, marcado para quinta-feira (24/11).
No sábado (26/11) também haverá Dia D de vacinação no CUF, das 8h30min até às 11h30min e das 13h30min às 16h. O mesmo horário se estende até o dia 28 de novembro, quando se encerra a campanha.
O Ministério da Saúde atua para melhorar a vacinação nos municípios da fronteira. Um dos objetivos é fortalecer as políticas de vacinação e atualizar as cadernetas de vacinação da população que vive nas regiões de fronteira das 33 cidades gêmeas brasileiras, proporcionando a elevação das coberturas vacinais. São Borja é uma das 33 cidades e por isso foi convidada a aderir ao Plano de Ação.
A Secretária de Saúde, Sabrina Loureiro comenta sobre as ações: “a meta é atualizar a situação vacinal da população, de todas as faixas etárias, residente nos municípios brasileiros e também dos estrangeiros que estiverem no Brasil, considerando todas as vacinas orientadas no Calendário Nacional de Vacinação e a vacina contra a Covid-19”, pontuou.
O Prefeito Eduardo Bonotto destaca que a população deve estar atenta às oportunidades de atualizar vacinas em atraso: “a estratégia de intensificação vacinal nas áreas de fronteira é benéfica para nós, o objetivo é proteger toda nossa comunidade”, comentou.
Fonte: Prefeitura de São Borja.