Em assembleia da Associação dos Municípios das Missões, realizada no dia 11 de novembro de 2022, na cidade de Salvador das Missões, o município de Itacurubi passou a fazer parte da AMM, sendo aprovada sua solicitação por unanimidade pelos prefeitos presentes na reunião.
Itacurubi fica distante cerca de 500 quilômetros da capital do estado. Sua extensão territorial é 1.120,874 km² e a população é de aproximadamente 3.470 habitantes, segundo dados do IBGE.
Quem nasce em Itacurubi é chamado de itacurubiense e atualmente o município é administrado por Gelso dos Santos Soares, prefeito, e José Adolfo Caetano Rigon, vice-prefeito.
O início da povoação de Itacurubi deu-se por volta de 1890, com a chegada do Capitão da Marinha Jacques Ouriques Simons, oriundo da Bahia, com a consequente instalação de uma casa para a troca e venda de produtos na região. Esses primeiros moradores muito contribuíram, com seu bravo trabalho, para o desenvolvimento e crescimento de Itacurubi. Em 1930, surgiu a primeira farmácia, e em 1947, foi fundada a Associação do Aeroclube de Itacurubi, sendo no mesmo ano criada a Escola Estadual de 1° Grau Vicente Goulart.
O aniversário do município é dia 9 de maio, data de sua fundação no ano de 1988. Era distrito subordinado aos municípios de São Borja e Santiago. No dia 10 de abril de 1988 ocorria o plebiscito, ocasião em que a maioria dos itacurubienses foi às urnas e disse “sim” à emancipação, permitindo que Itacurubi deixasse de ser um distrito e após se tornasse, oficialmente, um município. A vitória no plebiscito foi a consagração dos anos de trabalho e dedicação do movimento emancipacionista, que teve início em 1984 e enfrentou diversos obstáculos e impasses até conquistar esse feito. Mais do que isso, a data marcou o início de um novo capítulo na história do hoje município de Itacurubi, a qual ainda vem sendo escrita, dia após dia.
Os municípios limítrofes são: São Borja, Unistalda, Bossoroca e Santo Antônio das Missões.
Ita = pedra; Curuba = caroço; I = pequeno. (Fonte: dicionário Tupi-Guarani).
Fonte: AMM