A menina Liz Viana Amaral de 6 anos cortou seu cabelo para fazer doação as pessoas que fazem o tratamento para câncer e acabam perdendo o cabelo. Liz é filha de Andriele Viana e Edmilson Pilar Amaral.
A menina estuda na primeira série da escola Vicente Goulart. Liz diz: “estou feliz e realizada por saber que alguém ficara feliz também”. Ela ainda fala que é importante fazer o bem sem olhar a quem. E para ela a doação é uma forma de amor compartilhado.
Liz fez a entrega de seu cabelo no 2º BPAF (2° Batalhão de Polícia de Área de Fronteira) de São Borja, o qual recebe as mechas de cabelo e encaminha a liga de combate ao câncer.
Conforme o pai de Liz relatou para a equipe do SB News a ideia de doar o cabelo surgiu quando Liz ela era bem pequena. Liz assistiu uma reportagem sobre doar cabelos, então ela quis saber o que era feito com aqueles cabelos. Os pais explicaram a ela que eram feitas perucas para criancinhas que estavam em tratamento para o câncer. Porque os cabelinhos deles caiam com as medicações e era feita uma peruquinha para dar um pouco de alegria à essas crianças. A partir daí, Liz disse que deixaria o cabelo crescer para doar e fazer outras crianças felizes.
A mãe de Liz disse que eles têm um orgulho gigante dela pelo fato de ser uma criança humilde e de um coração gigante. O amor cresce com a doação. O amor que damos é o único que mantemos. A única maneira de ter amor é oferecê-lo aos outros.
Orientações sobre a doação de cabelo
A Campanha Cabelos de Aço é uma campanha permanente e quem quiser fazer sua doação é só se dirigir aos quartéis da Brigada Militar. Pode ser doado todos os tipos de cabelos mesmo os que já foram tingidos ou que possuam outros tipos de química.
No entanto antes de cortar seu cabelo lave e deixe secar naturalmente. Além disso, é necessário o tamanho mínimo de dez centímetros para doação, mas se for repicado, o mínimo é de 15 centímetros. No entanto, mesmo que o cabelo esteja danificado ele pode ser doado, sendo possível recuperá-lo para que também seja utilizado na confecção das perucas.