Os principais institutos de meteorologia trazem esperança para os produtores da região na próxima semana. Conforme o superintendente da Coopatrigo, Marcos Pilecco, apesar de ser difícil fazer prognósticos quando o assunto é o clima, a previsão é de que a próxima semana venha com uma chuva mais intensa em grande parte do estado.
A precipitação poderá trazer um alento às lavouras e pastagens, pois há locais que não registram nenhuma gota de chuva há mais de 30 dias. Até sexta-feira passada, em média, as perdas na área de abrangência da Coopatrigo estavam na casa dos 47%.
Ainda não é possível afirmar que o cenário deste ano é mais grave que no ano passado, mas isso pode ocorrer caso não se confirmem as chuvas da próxima semana, até porque de hoje até sexta-feira o calor deve ser escaldante nas Missões.
Pilecco destaca que a Coopatrigo analisa o cenário com cautela, cumprindo com as obras já contratadas, mas “colocando em banho maria” novos investimentos, pelo menos por enquanto. Além disso, a cooperativa vem incentivando os produtores a entrarem nas culturas de inverno, como a canola.
Fonte: Rádio São Luiz.