A semana começa com tempo firme no Rio Grande do Sul. Depois de um final de semana que teve chuva e temperaturas amenas em diversas regiões, voltam a predominar estabilidade e calor na maior parte do território gaúcho, ao menos, até a quarta-feira (1º).
De acordo com a meteorologista da Climatempo, Maria Clara Sassaki, nesta segunda-feira (27) o avanço de uma massa de ar seco que vem na retaguarda da frente fria deixará o tempo firme em boa parte do RS, do centro ao sul do Estado, inclusive em Porto Alegre.
— Chuva mesmo somente no noroeste e nordeste do RS, assim como na região das Missões, sendo que as pancadas de chuva serão mais isoladas e passageiras, e fortes em especial no extremo noroeste do Estado. Essa precipitação é oriunda do calor e da alta umidade, e também de instabilidades vindas do Paraguai explica Maria Clara.
Segundo a meteorologista, o tempo firme e o ar seco permanecem predominantes na terça-feira (28).
— Apenas áreas que fazem fronteira com a Argentina e o norte do Estado é que devem registrar chuvas isoladas e com baixos volumes acumulados, com destaque para as temperaturas que sobem ainda mais na região da Campanha e no Centro — descreve.
Instabilidade traz chuva forte, vento e granizo nos primeiros dias de março
Conforme a Climatempo, março começa com tempo firme do Centro ao Sul, incluindo a Capital. Porém, a partir da quinta-feira (2), a chuva deve voltar a se espalhar pelo Rio Grande do Sul, na forma de pancadas fortes e com rajadas de vento, além de granizo.
A meteorologista Maria Clara Sassaki aponta que a chuva prevista poderá persistir até o próximo domingo (5) em boa parte do Rio Grande do Sul.
— Esta mudança de tempo é causada por áreas de instabilidade, alta umidade e mais a formação de uma nova baixa pressão atmosférica sobre a região — define.
Já para o início da próxima semana, dias 6 e 7 de março, o tempo volta a firmar, restando área de instabilidade ao Norte, de acordo com as previsões. Contudo, entre os dias 9 e 10 a chuva se concentra no Oeste e no Centro, e a chuva reaparece na forma de pancadas em todo o Estado.
Fonte: Gaúcha ZH