No último final de semana, uma equipe de alunos do curso de Gastronomia do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) de São Borja brilhou no 1.º Concurso de Sobremesas do renomado festival @fronteiraenogastronomia. A equipe Coordenada pelas professoras Beatriz Tavares e Luiza Klockner, e as talentosas estudantes mostraram todo o seu potencial e garantiram o tão desejado 1.º lugar.
A sobremesa vencedora, intitulada “Guainita”, encantou os jurados e os presentes no evento. Com uma composição sofisticada e deliciosa, a Guainita é uma verdadeira obra-prima culinária. Ou seja, entre os ingredientes cuidadosamente selecionados, encontram-se a daquoise de nozes, creme de doce de leite, pêssegos picados, gel de pêssego com vinho branco, geleia de marmelo, pó de mate, spongecake de mate e caviar de mel.
Além disso, essa criação única combina sabores clássicos da tradicional sobremesa Chaja, típica da fronteira. A Chaja é sobremesa produzida com pêssegos, doce de leite, chantili, merengue e pão de ló. No entanto, as alunas adptaram os ingredientes para produzir a Guainita com alguns sabores pensados para construir uma experiência única. Já o nome Guainita, termo do espanhol latino que diz respeito às crianças intrometidas que ouvem as conversas dos adultos.
Fernanda Bohn, Silvia Fernandes e Alessandra Kunst, alunas do IFFAR, foram as responsáveis pela execução impecável da Guainita, demonstrando habilidade e criatividade gastronômica. No entanto, a equipe contou com o apoio indispensável das professoras Beatriz Tavares e Luiza Klockner. As professoras orientaram e incentivaram os alunos em cada etapa do concurso.
O sucesso no 1° Concurso de Sobremesas do Fronteira Festival Binacional de Enogastronomia é motivo de orgulho para toda a equipe do IFFAR – São Borja. O talento e a dedicação dos alunos demonstram o elevado nível de ensino do curso de Gastronomia e consolidam a reputação nacional do festival.