A Polícia Civil de São Borja emitiu uma nota de esclarecimento nesta terça-feira (18) desmentindo uma notícia falsa que circulou pelas redes sociais. A informação afirmava que um veículo estaria abordando crianças nas proximidades de uma escola na cidade.
De acordo com a nota, o proprietário e os passageiros do veículo em questão já foram ouvidos pelas autoridades policiais. Foi aberto um procedimento para investigar os fatos e responsabilizar os responsáveis pela divulgação da “fake news”.
A Polícia Civil ressalta os perigos das falsas notícias e seu impacto na comunidade, destacando que além de prejudicar pessoas inocentes, a disseminação de informações falsas pode configurar crimes como calúnia, difamação, falsa comunicação de crime e denunciação caluniosa. Também é destacado que qualquer ato capaz de gerar pânico ou tumulto também pode ser considerado um delito.
A população é orientada a procurar as instituições oficiais do Estado em caso de dúvidas sobre alguma situação. A Polícia Civil reforça a importância de verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las nas redes sociais.
A nota foi assinada pela delegada Graziela Zinelli, da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento – DPPA, e pela delegada Elisandra Mattoso Batista, da 1ª Delegacia de Polícia de São Borja.
São Borja, 18/07/2023.