A pedido do governo canadense, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou o envio ao Canadá de missão humanitária brasileira com vistas a apoiar o combate aos incêndios florestais que atingem aquele país desde março de 2023 e se intensificaram a partir de junho último. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, responsável pela cooperação humanitária brasileira, coordenará a missão.
Integrada por 104 especialistas em combate a incêndios florestais, a missão brasileira deverá atuar nas florestas mais afetadas do Canadá e permanecer naquele país pelo período de um mês.
Participam da missão profissionais dos seguintes órgãos: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Institut…
O 2º Sargento Diego Quoos da Silva, militar do 11º Batalhão de Bombeiro Militar (11º BBM), possui curso em Combate à Incêndios Florestais. Com mais de 16 anos de efetivo serviço, integra a Força de Resposta Rápida do 11º BBM, a Câmara Técnica de Combate a Incêndios Florestais do CBMRS, e a fração de tropa do CBMRS para Combate a Incêndios Florestais junto a Força Nacional.
Nos últimos anos, devido a estiagem no Estado, o 2º Sargento Quoos auxiliou no coordenação e planejamento e combate nos incêndio florestais de grandes proporções como na Coudelaria de Rincão, área do Exército Brasileiro em São Borja, na Reserva Ecológica de Taim em Rio Grande, Banhado Bororé – Área de Preservação Permanente (APP), entre outros.
O CBMRS deseja sucesso ao Sargento Quoos nesta empreitada que eleva o nome da Corporação. Vida longa ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.