A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) de São Luiz Gonzaga, deflagrou nesta sexta-feira (21/07) a Operação SULMaSSP, que teve como alvo as cidades de São Luiz Gonzaga, São Borja e Ijuí, localizadas na região de fronteira noroeste do estado. A ação contou com o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva.
A Operação SULMaSSP é uma ação coordenada pela Chefia de Polícia Civil do RS e Secretaria de Segurança Pública do RS, que visa combater crimes transfronteiriços e interestaduais, envolvendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A operação tem previsão de ser executada até o dia 23/07/2023.
De acordo com o Delegado Heleno dos Santos, titular da DRACO, o foco da ação é aumentar o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão, priorizando crimes relacionados ao tráfico de drogas, tráfico de armas, crimes violentos letais intencionais, crimes violentos patrimoniais e crimes decorrentes de disputa de facções. A operação tem como objetivo desmantelar uma célula criminosa dedicada ao tráfico de drogas nas três cidades alvo da ação.
A investigação policial, que teve início no começo deste ano, já apreendeu drogas e outros elementos de prova relacionados aos investigados. A operação contou com a participação de 43 policiais civis e militares, utilizando 14 viaturas policiais.
Os presos serão encaminhados ao Presídio Regional de São Luiz Gonzaga e para a Penitenciária Modulada de Ijuí, onde aguardarão o encerramento das investigações conduzidas pela DRACO.
Fonte: Polícia Civil