O projeto de um returno do Brasileirão de excelência do Grêmio começou com problemas. Neste domingo (20), na Vila Belmiro, o Tricolor perdeu de virada por 2 a 1 para o Santos. Após abrir o placar com Cristaldo, a equipe gaúcha cedeu a igualdade em gol de Marcos Leonardo e levou outro de Julio Furch. O resultado, válido pela 20ª rodada, tira o clube do G-4. Com um jogo a menos, o time de Renato Portaluppi é o quinto colocado, com 33 pontos.
O primeiro Grêmio pós-eliminação na Copa do Brasil teve três mudanças em relação ao time titular do Maracanã. Mas apenas uma troca foi por opção técnica. Fabio ficou com a vaga de João Pedro na lateral-direita. Nos lugares de Suárez e Villasanti, suspensos, Renato apostou em João Pedro Galvão e Pepê.
Quem não acompanha a situação dos dois clubes, apostaria que o Santos é que iniciou a partida com discurso de buscar título e o Tricolor seria o clube na luta para se afastar do Z-4. O time de Diego Aguirre começou a partida na Vila Belmiro com controle total. Todo recuado, o Grêmio tentava se proteger das investidas da equipe paulista. Principalmente em lances com Mendoza e Dodô contra o lado direito da defesa gremista.
Mas o ímpeto dos donos da casa foi arrefecendo com o passar do tempo. Mesmo assim, o Tricolor demorou a entrar na partida. Apenas aos 18 minutos o Grêmio conseguiu chegar ao gol do Santos. Após trocar passes entre o lado direito de ataque, Bitello finalizou. O chute saiu sem muita força, mas foi o primeiro teste para João Paulo.
Aos 32, o meia teve outra boa chance. Recebeu um toque por cobertura de Reinaldo e perdeu a oportunidade ao tentar passe para Ferreira e não arriscar finalização. No minuto seguinte, João Pedro Galvão cabeceou bom cruzamento de Fabio e quase acertou o gol do Santos.
No fim do primeiro tempo, aos 44 minutos, Reinaldo assustou a defesa santista. O lateral apareceu pelo meio, ganhou na técnica dos marcadores e arriscou um chute da entrada da área após cruzamento de Fabio. A bola passou ao lado do gol defendido por João Paulo.
Um escorregão quase entregou o gol ao Santos. No fim dos acréscimos, em um contra-ataque, Marcos Leonardo recebeu um passe na entrada da área. Rodrigo Ely caiu no gramado e o centroavante tentou dar um passe e não conseguiu bater ao gol de Gabriel Grando.
Gols no segundo tempo
Depois de um primeiro tempo apagado, o Grêmio abriu o placar antes de 60 segundos da segunda etapa. Cristaldo tentou o cruzamento para João Pedro Galvão. O argentino brigou pela sobra da bola afastada pela defesa do Santos e soltou uma pancada indefensável para o goleiro do Santos. Golaço na Vila Belmiro.
Em outro ataque, com seis minutos, Ferreira só não ampliou para o Grêmio por uma boa defesa do goleiro santista. O camisa 10 bateu de primeira após receber cruzamento de Pepê e João Paulo espalmou a bola por cima do travessão.
Renato e Aguirre fizeram as primeiras trocas ao mesmo tempo. Galdino e João Pedro entraram no Grêmio. Soteldo e Rincón no Santos. A dupla santista, em seu primeiro lance, construiu o gol do empate. O baixinho Soteldo encontrou um passe entre Ely e Bruno Alves para Marcos Leonardo, que bateu cruzado e venceu Grando.
Renato recorreu novamente ao banco. Ronald e André Henrique nos lugares de Pepê e João Pedro Galvão. Gustavo Martins, zagueiro de origem, entrou como volante na vaga de Carballo.
O ritmo do jogo caiu significativamente nos minutos finais. O Santos é quem mais arriscou, mas parou na defesa gremista. Até que uma bobeira geral tomou conta do Grêmio. Após escanteio, os jogadores gremistas esperaram a bola sair pela linha lateral. Ela não saiu.
Soteldo ganhou na corrida e tocou para Furch, que bateu com só Grando como obstáculo. Virada santista e desequilíbrio nos acréscimos. Renato e Reinaldo foram expulsos. Um início de returno cheio de problemas.
Brasileirão — 20ª rodada — 20/8/2023
Santos (2)
João Paulo; Joaquim (Rincón, 16’/2ºT), João Basso, Alex Nascimento e Dodô; Lucas Braga (Dodi, 33’/2ºT) , Rodrigo Fernández (Nonato, 41’/2ºT), Jean Lucas e Lucas Lima (Soteldo, 16’/2ºT); Mendoza e Marcos Leonardo (Julio Furch, 41’/2ºT). Técnico: Diego Aguirre
Grêmio (1)
Gabriel Grando; Fabio (João Pedro, 16’/2ºT), Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Carballo (Gustavo Martins, 34’/2ºT), Pepê (Ronald, 30’/2ºT), Bitello, Cristaldo (Galdino, 16’/2ºT) e Ferreira; João Pedro Galvão (André Henrique, 30’/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Cristaldo (G), ao 1min, e Marcos Leonardo (S), aos 17min, e Furch (S) aos 44min do 2º tempo;
CARTÕES AMARELOS: Joaquim (S), Marcos Leonardo, Julio Furch, João Paulo e Dodô; Reinaldo (G), Fabio, Rodrigo Ely, Bruno Alves e Gustavo Martins;
CARTÕES VERMELHOS: Reinaldo e Renato Portaluppi;
ARBITRAGEM: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG), auxiliado por Luanderson Lima dos Santos (BA) e Celso Luiz da Silva (MG). VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG);
PÚBLICO: 12.933;
RENDA: R$ 442.000,00;
LOCAL: Vila Belmiro, em Santos;
Próximo jogo
Domingo, 27/8 — 16h
Grêmio x Cruzeiro
Arena do Grêmio — Brasileirão (21ª rodada)
Fonte: GZH