A Expointer, maior feira do setor agropecuário da América Latina, já tem data marcada: será entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro, em Esteio. Quem estará presente no evento, representando São Borja, é Rossini Rodrigues. Junto com outros seis artistas, ele vai expor suas obras em mais uma edição do projeto Estância da Arte, espaço cultural de artes visuais que fica no Pavilhão Internacional do Parque Assis Brasil.
Neste ano, a iniciativa chega a sua terceira edição e contará com algumas novidades: esta é a primeira vez que a mostra será coletiva, reunindo sete artistas. Além disso, a exposição terá um número recorde de obras. Serão mais de 40 no total, entre pinturas, desenhos e esculturas.
Utilizando principalmente o barro como meio de expressão, Rossini retrata cenas da cultura campeira que observa e vivencia. Desde criança, demonstrou talento ao criar brinquedos com barro e madeira. Apesar de sua origem humilde, o artista aprendeu sua arte de forma autodidata, sem a orientação de um professor.
Sobre o Estância da Arte
O Estância da Arte tem como objetivo divulgar e valorizar o nativismo por meio de expressões artísticas. Mais do que um espaço cultural, o projeto visa promover a democratização do acesso à arte e uma experiência imersiva, para aproximar o público do imaginário campeiro e realizar trocas com os artistas. Com curadoria de Marciano Schmitz, a mostra, intitulada Alma campeira, reunirá obras que retratam o dia a dia do gaúcho no Pampa, tema que inspira as esculturas de Rossini.
O artista, que é natural de São Borja, destacou-se ao ficar entre os dez primeiros colocados para representar o Brasil no Prêmio Unesco de Artesanato Popular e foi premiado em diversos salões de arte e concursos no Rio Grande do Sul e na Argentina. Atualmente, tem como objetivo criar grandes esculturas em concreto e argila, transmitindo a autenticidade e riqueza de personagens da cultura tradicional gaúcha.
Além de Rossini, o grupo de artistas que participarão da mostra deste ano inclui os gaúchos Eliana Bonini, Jaime Eduardo Iserhard, João Pedro Krech e Vasco Machado. O argentino radicado em Porto Alegre, José Acuña, e o paulista, Alexandre Reider completam a lista.
O projeto Estância da Arte, PRONAC 221642, conta com patrocínio master do Banco De Lage Landen e CPA Máquinas, patrocínio da Marcher Brasil e Guaibacar e apoio Swan Cultura. A realização é da produtora cultural Simples Assim e Ministério da Cultura do Governo Federal – União e Reconstrução, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Serviço:
O quê: Exposição Alma Campeira, espaço Estância da Arte
Quando: 26.08 a 03.09, das 8h às 20h
Onde: Expointer, Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio/RS
Entrada gratuita
Fonte: Portal das Missões