A chuvarada entre esta terça e quarta traz muitos transtornos para todo o estado. Um trecho da BR-116, em Camaquã, foi completamente bloqueado após a água de um açude, usado para irrigação de lavouras, estourar e invadir a pista. Imagens mostram um policial rodoviário federal em cima do carro. Ele foi resgatado posteriormente. Outros carros também aparecem sendo levados pela água.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alerta vermelho para a chuva forte. Os avisos são válidos até o meio-dia desta quarta-feira. No Vale do Taquari, a região mais afetada pelos temporais da semana passada, acumula mais de 100mm desde o início de terça. Apesar de a chuvarada ter causado alagamentos em Lajeado na manhã desta quarta-feira, 13, não há previsão de novas cheias para a região. Conforme a Defesa Civil, o acúmulo de água tem sido causado em especial pelo acúmulo de barro e entupimento de bueiros. A região da Décio Martins Costa (valão) já tem bloqueio em determinados pontos.
Em razão do aumento do nível de rios como o Ibirapuitã e o Uruguai, pelo menos 800 pessoas estão fora de casa na Fronteira Oeste e no sul do Estado. Municípios do sul do RS suspenderam as aulas nesta quarta-feira em razão da previsão de temporais.
Devido à elevação do nível do Arroio Bossoroca, em virtude das chuvas na região nas últimas horas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que a ponte sobre o Arroio Bossoroca, localizada no km 353,9 da BR-290/RS – entre o entroncamento com a BR-392/RS e o município de Vila Nova do Sul, está com trânsito totalmente bloqueado, desde às 10h, desta quarta-feira (13). A intervenção é necessária para a segurança dos usuários da rodovia e a restrição do tráfego permanecerá até o nível do arroio baixar.
Rota alternativa
Até o nível do arroio baixar, o DNIT sugere como rota alternativa para quem se desloca no sentido Porto Alegre-Uruguaiana e vice-versa, a BR-392/RS e a BR-158/RS, passando por Santa Maria. Outra opção são as BR-153/RS, BR-293 e BR-158, via municípios de Caçapava do Sul, Bagé e Dom Pedrito até o retorno à BR-290/RS.
Fonte: Agora o Vale