Na quarta-feira, dia 27 de setembro, uma operação realizada pelo 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) resultou na prisão de um homem em São Borja, Rio Grande do Sul, por crime ambiental de poluição.
A ação da equipe do 3º BABM foi desencadeada após denúncias de poluição, depósito de resíduos e danos ambientais em uma propriedade da região. Ao chegar ao local, os policiais flagraram o despejo de resíduos poluidores de coloração escura, identificados como esgoto, provenientes de uma fossa séptica. Estes resíduos estavam sendo descartados diretamente no solo, ao ar livre, causando mau cheiro e a proliferação de insetos.
O problema era ainda mais grave, uma vez que essa poluição estava afetando a Área de Preservação Permanente (APP) do Arroio Itachere, um recurso natural de importância ambiental. Conscientes da gravidade do crime ambiental, os policiais deram voz de prisão ao morador responsável pela propriedade.
O indivíduo detido foi conduzido à Delegacia de Polícia de São Borja, onde responderá pelos seus atos perante a lei. As autoridades locais destacaram a importância de ações como essa para a preservação do meio ambiente e a responsabilização daqueles que causam danos ambientais.
Fonte: Polícia Ambiental / São Borja