Pelo menos 32 pessoas foram presas em uma operação policial contra o tráfico de drogas em cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina na manhã desta sexta-feira (6). De acordo com a Polícia Civil, que seguia nas ruas durante a manhã, há 140 mandados de busca e apreensão e 40 de prisão sendo cumpridos.
Conforme Mario Souza, delegado responsável pela investigação, a operação busca desestruturar uma “empresa do crime”, com núcleo na Região Metropolitana de Porto Alegre, que atua principalmente no tráfico de drogas em toda a Região Sul do Brasil. A operação mira suspeitos nas cidades de Gravataí, Cachoeirinha, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Cachoeira do Sul, Viamão, Porto Alegre e Florianópolis.
“Essa organização criminosa determinou e realizou mortes entre seus membros e membros desafetos. Não paramos nos executores, avançamos para os mandantes e responsabilizamos as lideranças”, diz o delegado.
A operação contou com agentes da Polícia Civil, da Brigada Militar (BM) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Ao todo, foi mobilizado um efetivo de 1,1 mil agentes de segurança.
A investigação começou com um caso de tentativa de homicídio, que foi filmada por membros da suposta organização criminosa. A partir disso, são investigados também possíveis crimes de tráfico de drogas, tráfico de armas, extorsão e jogos de azar.
Os presos serão encaminhados ao sistema prisional e ficarão à disposição da Justiça.
Fonte: G1RS