Em nova apresentação fraca, o Grêmio foi superado com facilidade pelo São Paulo por 3 a 0, na noite deste sábado, no Morumbi, pela 28ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o time de Renato Portaluppi segue com 44 pontos, na quarta colocação, mas pode deixar o G4 com a conclusão da rodada no domingo.
Além do revés, o Tricolor acumula três derrotas seguidas e vive instabilidade com vários concorrentes na luta por uma vaga na Libertadores. O próximo adversário será o Flamengo, na quarta-feira, na Arena. O uruguaio Luis Suárez recebeu o terceiro cartão amarelo e é desfalque.
Diante do São Paulo, o atual campeão da Copa do Brasil fez valer sua qualidade frente a inércia gremista. Michel Araujo, em falha da defesa, abriu o marcador no primeiro tempo. Na volta do intervalo, em contragolpe, Pablo Maia fez o 2 a 0. No último lance, o jovem lateral Wesley Costa entregou a bola nos pés de Luciano. O atacante só driblou Grando e empurrou para o fundo da meta.
Falha pelo alto
Renato mandou para time um Grêmio com novidades. Uvini, Bruno Alves e Kannemann foram o trio de defesa com João Pedro e o jovem Wesley Costa nas alas. O treinador optou por uma trinca de volantes com Josué, Pepê e Villasanti. Cristaldo e Suárez fechavam o elenco.
Postado defensivamente, a equipe gremista viu os donos da casa levarem mais perigo ao longo de toda primeira etapa. Apesar do volume, a defesa gaúcha se portava bem. O ataque, por sua vez, não levava perigo. No entanto, numa falha de marcação, o meia Michel Araújo apareceu livre na pequena área para estufar as redes de cabeça após cobrança de escanteio de James aos 20 minutos.
O gol desencaixou o setor defensivo e o São Paulo perdeu duas chances de ampliar rapidamente. David, na cara de Grando, tocou por cima aos 23. Na sequência, foi a vez de Michel Araujo isolar finalização de dentro da pequena área.
Atrás no placar, Renato colocou o jovem Nathan Fernandes no lugar de Cristaldo. A alteração encaixou o esquema do Grêmio e o São Paulo passou a ter mais dificuldades para infiltrar no campo ofensivo. Os lances passaram a ser trabalhados atrás do meio de campo. Entretanto, a primeira etapa foi de nenhum trabalho do goleiro dos paulistas Rafael.
Controle adversário
O Grêmio voltou com a marcação mais alta no segundo tempo, mas permaneceu com a mesma dificuldade no ataque e deixando espaços na defesa. Um isolado Suárez tentava articular na frente. Aos 14, ele tabelou com Nathan Fernandes, mas foi travado dentro da pequena área por Diego Costa.
Aos 18, Renato desmontou os três zagueiros e colocou o meia Galdino na vaga do amarelado Kannemann. Quando ensaiava uma pressão, a equipe gremista sofreu em contragolpe. James deu lindo passe nas costas da defesa para Pablo Maia. O meia limpou João Pedro e só deslocou Grando.
Animada pelo tento, os paulistas quase fizeram o terceiro. Luciano parou em João Pedro em chute rasteiro da pequena área. Rodrigo Nestor obrigou Grando a fazer bela defesa numa bomba de fora. Aos 44 minutos, foi a vez de Michel Araujo parar nas luvas de Grando. No último lance, o jovem Wesley entregou a bola nos pés de Luciano. O atacante avançou livre, driblou o goleiro e empurrou para o gol vazio e sacramentar o 3 a 0.
Brasileirão 2023 – 28ª rodada
São Paulo 3
Rafael; Rafinha, Diego Costa, Beraldo e Welington (Nathan Mendes); Pablo Maia, Alisson (Wellington Rato), Michel Araújo e James Rodríguez (Rodrigo Nestor); Lucas (Erison) e David (Luciano). Técnico: Dorival Júnior.
Grêmio 0
Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Alves, Bruno Uvini, Kannemann (Galdino) e Wesley Costa; Villasanti, Pepê, Josué (Araújo); Cristaldo (Nathan Fernandes / Besozzi ) e Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
Gols: Michel Araujo (20min/1°T) Pablo Maia (22min/2°T) Luciano (51min/2°T)
Cartões amarelos: Suárez, Kannemann e Josué (Grêmio) Pablo Maia (São Paulo)
Árbitro: Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Data e hora: 21 de outubro de 2023, sábado, às 18h30min
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Fonte: Correio do povo