Com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência contra a mulher, promovendo processos educacionais. A iniciativa, proposta pelo programa de rádio são-borjense “Voz de Mulher”, tem apoio da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
“Diante do contexto mundial, que exigiu a permanência das famílias em suas residências por longos períodos, a violência doméstica e familiar sofrida por diversas mulheres se tornou tema de ainda maior debate e de necessária conscientização”, pontua a defensora pública apoiadora do projeto, Natália Mattos Wild Sarasol. “Em São Borja, só em 2021, cinco mulheres foram vítimas de homicídios e feminicídios consumados. O cenário é preocupante. Essa cultura machista, enraizada e cruel precisa ser urgentemente revista e combatida”.
Nas redes sociais do programa, serão divulgados vídeos informativos sobre o tema, refletindo sobre a estrutura sexista que estimula a reprodução da violência contra a mulher, e formas de denunciar e prevenir a mesma. As postagens podem ser conferidas no Instagram e no Facebook do “Voz de Mulher”.
“Com esse objetivo e a fim de prevenir qualquer espécie de agressão, difundir direitos e garantias asseguradas a todas as mulheres pela Lei n. 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, órgãos e instituições locais se uniram para promoção da campanha #NenhumaAMenosSB”, ressalta a defensora pública.
A iniciativa tem apoio da Unipampa (Grupo de Pesquisa Interseccionalidades Direitos Humanos e Fronteiras), do Instituto Federal Farroupilha (Nugeds Subseção da OAB de São Borja), da Comissão da Mulher Advogada Subseção da OAB de São Borja, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de São Borja, da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Ministério Público Estadual, da ONG Girassol Amigos da Diversidade e do Coletivo Feminino Elas Por Elas.
Além das postagens, acontecerá uma live com as organizações e instituições participantes sobre suas atuações na busca do rompimento com o ciclo da violência.