A Polícia Civil, por intermédio da atuação da Delegacia de Polícia de Porto Xavier, capturou em flagrante, na manhã de hoje, 09/03, um homem de 55 anos de idade pelos crimes de ameaça e descumprimento de medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha.
A vítima, 59 anos, na data de 08/03, dia internacional da mulher, postulou medidas protetivas de urgência à justiça tendo em vista que relatou ter sido agredida pelo homem preso. O Poder Judiciário determinou ao companheiro, então, a proibição de se aproximar da companheira a menos de 50 metros, bem como de sair da residência. No entanto, na manhã de hoje, 09, o filho da vítima acionou a Polícia Civil pois o homem capturado estava na moradia e teria mandado a vítima ( e ex-mulher) sair da local e, se esta não obedecesse, iria atear fogo na moradia do casal.
Após a comunicação do fato, de imediato os policiais civis da DP de Porto Xavier, coordenados pelo Delegado de Polícia Anderson Pettenon, deslocaram-se ao local e deram voz de prisão ao homem, o qual não resistiu à captura. O indivíduo foi autuado em flagrante encaminhado ao sistema prisional onde permanece à disposição da justiça. O inquérito policial será enviado à justiça no prazo legal de 10 dias.
A ação ocorre em meio à denominada “Operação resguardo” em âmbitos estadual e federal, em alusão ao mês da mulher, e que visa coibir todas as formas de violência doméstica e familiar de vítimas em situação de vulnerabilidade no meio familiar, sendo vítimas de diversas formas de violência. A Polícia Civil está à disposição das vítimas para o acolhimento e encaminhamento de medidas protetivas de urgência.
POLÍCIA CIVIL – SERVIR E PROTEGER