Em São Borja, Fronteira-Oeste do RS, a Secretaria de Saúde (SMS), deu início ao atendimento, por meio do Laboratório de Fronteira (Lafron), nas localidades do interior do município.
A proposta objetiva facilitar o serviço de coleta de sangue para os exames dos moradores da zona rural, evitando deslocamentos desnecessários.
A ação inédita, levou inicialmente a equipe técnica do Laboratório Municipal a Nhu-Porã, realizando 20 coletas de sangue de pacientes atendidos pela unidade daquela área, totalizando material para 90 exames que serão realizados pelo Lafron.
A secretária de Saúde, Sabrina Loureiro, destaca a importância da iniciativa que é um pleito que foi demandado pela comunidade e visa melhor atender e facilitar a realização dos exames.
Ter o atendimento na localidade, sem precisar deslocar-se para um laboratório na área urbana são-borjense, reafirma o compromisso com os moradores, em proporcionar saúde de qualidade e de acesso para todos, enfatiza.
O cronograma de trabalho está sendo pensado e montado para melhor atender os moradores da zona rural, afirma a secretária.
A coleta nas localidades do interior será realizada na Estratégia de Saúde da Família – ESF 14, de Nhu- Porã, a 30 quilômetros do centro da cidade e na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Brites, uma vez por mês, e levadas para análise no Lafron.
Os atendimentos acontecem de forma eletiva, ou seja, os de rotina, exames sem urgência. Estão na lista hemogramas, dosagem de glicose, aqueles que determinam as funções renal e hepática, ácido úrico, entre outros.
Já os exames específicos ou de urgência e emergência permanecem sendo encaminhados para agendamento na unidade do MAC – Marcação de Exames de Média e Alta Complexidade ou em um dos nove laboratórios conveniados com a Secretaria Municipal da Saúde, conclui Sabrina.