O ex-funcionário Cesar Finamor Mendes, 62, que trabalhava no Departamento de Serviços Urbanos da prefeitura de São Borja, foi preso nesta quinta-feira, (29), no bairro do Passo após a polícia cumprir o mandado de prisão por sentença condenatória.
Em 2023, a Polícia Civil de São Borja indiciou o Cesar pela prática dos crimes de assédio sexual, importunação sexual, perseguição, ameaça, violência psicológica, coação no curso do processo e tambem prática de assédio moral no ambiente de trabalho. Os crimes foram praticados contra suas subordinadas e por proveito de cargo de superioridade hierárquica.
A defesa do réu alegou no processo que ele estaria sofrendo perseguição política. O mesmo se trata de uma pessoa pública que já concorreu a cargos públicos no município.
O infrator já cumpria pena em prisão domiciliar por questões de saúde, mas a justiça determinou o retorno de Cesar para o Presídio com aparato medico necessário. Após o cumprimento da prisão expedido pela 1ª Vara Criminal de São Borja, o preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento e após os procedimentos legais, ao Presídio Estadual de São Borja. A pena final foi fixada em 11 anos e 11 meses de reclusão, mais 5 anos e 5 meses de detenção, em regime inicialmente fechado.
Relembre o caso
Servidor da prefeitura de São Borja é indiciado por crimes sexuais contra colegas de trabalho
As investigações revelaram que o servidor praticou os crimes de violência psicológica, perseguição, assédio sexual, importunação sexual e coação no curso do processo.
O indiciamento ocorreu na quarta-feira, 31 de maio de 2023. Ele está preso preventivamente no presídio estadual de São Borja desde o dia 11 de maio.
Assista a matéria completa aqui
https://www.facebook.com/share/v/XJ4rzYSrfJ2n9KAL/?mibextid=WC7FNe