Em busca do tetracampeonato da América, o Grêmio vai conhecer nesta segunda-feira à noite, a partir das 20h, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, os três adversários que vai enfrentar na fase de grupos da Libertadores 2024. Por estar bem colocado no ranking da Conmebol (7° lugar), o Tricolor está no Pote 1 e será cabeça de chave na competição continental deste ano, ao lado de Fluminense, atual campeão, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, River Plate (ARG), Peñarol (URU) e LDU (EQU).
Por conta de uma regra da Libertadores, o Grêmio não poderá enfrentar o Atlético Mineiro, que está no Pote 2, nesta primeira fase da competição. A exceção é o Botafogo, que veio da Pré-Libertadores, após passar por Aurora (BOL) e Bragantino. O Glorioso, aliás, traz boas lembranças para o torcedor tricolor na última conquista da América, em 2017. Na oportunidade, sob o comando de Renato Portaluppi, os gaúchos passaram pelos cariocas nas quartas de final, com empate por 0 a 0, no Rio de Janeiro, e vitória por 1 a 0, em Porto Alegre, com gol de Barrios.
Depois, o Grêmio ainda passaria por Barcelona (EQU) na semifinal e o Lanús (ARG) na final para se sagrar tricampeão. Além do Botafogo, outros velhos conhecidos podem aparecer novamente na vida do Tricolor. No Pote 2, por exemplo, o Bolívar (BOL) e o Estudiantes (ARG) estiveram presentes na primeira conquista do clube. Em 1983, o Grêmio precisou passar por esses dois adversários para conseguir chegar à decisão diante do Peñarol (URU). Contra os Pincharratas, no empate por 3 a 3, o confronto na Argentina ficou conhecido como a ‘Batalha de La Plata’. Então como jogador, Renato Portaluppi foi destaque.
Também no mesmo pote, há um carrasco recente: o Independiente del Valle (EQU). Os equatorianos eliminaram os gaúchos na terceira fase da Pré-Libertadores de 2021, com duas vitórias por 2 a 1 nos confrontos. Para ficar de olho em todos os detalhes do sorteio, o Tricolor está representado pelo presidente Alberto Guerra, o vice de futebol Antônio Brum e o diretor executivo Luís Vagner Vivian, que estão desde ontem no Paraguai.
Fonte: Correio do povo