O Delegado Leonardo Scofano alerta para o golpe que funciona da seguinte forma: Os indivíduos ligam para o telefone residencial da vítima, dizendo ser do alerta de cartões de crédito. Eles informam que teria ocorrido uma tentativa de compras com o cartão da vítima, que por sua vez, sabendo que não realizou a tal compra ou operação na conta, por orientação do golpista liga para o banco no qual possui conta.
No entanto, essa ligação é interceptada pelos golpistas e a vítima sem saber acreditando ser do Banco passa todas as informações solicitadas para verificar a conta. O golpista diz que para segurança é necessário excluir o aplicativo do banco e ir até o caixa eletrônico para autorizar a nova senha.
Depois o golpista instala o aplicativo e indo até o caixa eletrônico, a vítima autoriza o uso do mesmo pelo golpista, momento em que este faz empréstimos, TED, pix, etc, ou seja, faz uso da conta da vítima.
O golpe já fez várias vítimas em Itaqui e região, por isso a Polícia Civil alerta que nunca forneça dados pessoais e de contas via telefone.