A atualização da Secretaria Estadual da Saúde mostra que Santa Rosa é o município com maior número de casos positivados de dengue do RS. Até o início da manhã deste sábado (30 de março-véspera de Páscoa), eram 4.600 positivações. Além dos 961 pacientes que aguardavam resultados dos exames e três mortes confirmadas. Ainda estão em investigação dois óbitos. Na cidade já foram 5.856 notificações e destas apenas 299 foram descartadas.
Na quinta-feira (28), o prefeito Anderson Mantei assinou decreto que declara Santa Rosa em situação de emergência em função da dengue, nos próximos 45 dias, podendo ser prorrogado.Com casos em alta, e pessoas necessitando de atendimento médico, o ambulatório da Unidade Dom Bosco passou a atender pacientes com sintomas de dengue. Medida foi anunciada pela Fundação Municipal de Saúde e Hospital Vida & Saúde.
O Ambulatório funcionará 24 horas por dia e será destinado ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com sintomas leves e moderados.
A orientação é que pacientes que apresentem sintomas, acrescidos de sangramento procurem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O município de Novo Hamburgo desponta em segundo, com 4.570 confirmados e 470 em investigação. Foram cinco mortes registradas.
Na Região da FN, Três de Maio possui 1.079 confirmados e 165 em investigação. Um óbito já foi confirmado. Giruá que no passado já teve problemas sérios de dengue, está com 63 confirmações, 3 em investigação e duas mortes. Tuparendi tem 92 positivados e 8 suspeitos. Porto Mauá 195 e 4 em aguardam resultado dos exames.
Fonte: Jornal Noroeste