O 2° Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (2° BPAF), participou da Operação Ágata que teve início no dia 20 de março (sábado) e se extendeu até o dia 25 de março de 2021(quinta) nas águas do Rio Uruguai. Composta por Militares da Marinha do Brasil (Del. Fluvial de Uruguaiana), Fuzileiros Navais, Força Nacional, 3° BABM ( Batalhão Ambiental) e Agentes da Polícia Federal (Delegacia de Polícia Federal de São Borja).
A Operação teve por objetivo a intensificação da presença do Estado Brasileiro nas regiões de fronteiras por meio da redução do crime organizado, de práticas ilícitas, crimes ambientais e transfonteiriços; promover a integração com outros órgãos públicos, apoiando-os na consecução de suas tarefas específicas; e contribuir para a contenção da Covid-19.
Na quarta-feira (24), os integrantes da Operação Ágata receberam a visita do Vice-almirante HENRIQUE Renato Baptista DE SOUZA, comandante do 5° Distrito Naval que parabenizou a todos pelo empenho e a dedicação na operação. Contando com apoio de uma viatura por terra, durante o período que se extendeu a operação foram abordados 37 pessoas, 11 acampamentos, 21 embarcações.
Fotos: Comunicação social 2º BPAF