Após dezesseis meses da criação do Grupo Especializado de Capturas (GCAP/SBA/RS), com o objetivo de localizar e prender foragidos da justiça, especialmente condenados por crimes graves, como estupro (art. 213 CP), estupro de vulnerável (art. 217-A CP), homicídio (art. 121 CP), extorsão mediante sequestro (art. 159 CP), organização criminosa (art. 1° Lei 12.850/13), roubo (art. 157 CP), tráfico de drogas (art. 33 Lei 11.343/06), entre outros, foram efetuadas 1042 prisões.
As capturas são realizadas em todo o Brasil, com ênfase nos mandados expedidos pelo judiciário gaúcho (RS) e pelos demais estados componentes da região sul (SC e PR), estendendo-se por todo o país. Desde a fundação do grupo e o aperfeiçoamento do trabalho, a equipe já foi responsável pela prisão de foragidos que constavam na lista dos mais procurados do país, líderes de facções e até mesmo criminosos em série com paradeiro desconhecido por décadas, com condenações próximas de prescrever.
Vale ressaltar que a grande maioria dos indivíduos condenados por esses crimes, especialmente os hediondos, são possuidores de vasta ficha criminal e apresentam elevada tendência à reincidência. Portanto, o incansável trabalho de inteligência e operações realizado pelo GCAP São Borja/RS, bem como a integração com outras delegacias da Polícia Federal e demais forças de segurança pública, tem colaborado para que os cidadãos de bem não se tornem reféns das mazelas cometidas por elementos que vivem à margem da sociedade, proporcionando maior paz e tranquilidade a toda a sociedade são-borjense, gaúcha e brasileira.
Por fim, a Polícia Federal reafirma seu compromisso incansável em garantir a paz e o sossego de toda a sociedade, disponibilizando o telefone desta delegacia para denúncias e informações 24 horas, garantindo absoluto sigilo: (55) 3430-9000.
Fonte: Polícia Federal