O presidente Lula chegou na metade da manhã desta quinta-feira ao RS para acompanhar a situação dos eventos climáticos extremos que atingem todo o Estado e anunciar medidas e ações emergenciais do governo federal. A comitiva presidencial desembarcou diretamente na Base Aérea da cidade de Santa Maria, na região Central, pouco após às 10h.
Em Santa Maria acontecerão reuniões com o governador Eduardo Leite e prefeitos, deputados e demais autoridades que conseguirem se deslocar até o município. Santa Maria vai inicialmente concentrar os encontros, mas a comitiva presidencial deverá sobrevoar várias outras regiões, como a Serra, onde a situação se agravou.
Além do presidente, integram a comitiva uma extensa lista de membros do primeiro escalão, entre eles os ministros da Secretaria de Comunicação Social, o gaúcho Paulo Pimenta; do Meio Ambiente, Marina Silva; da Casa Civil, Rui Costa; da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; dos Transportes, Renan Filho; e das Cidades, Jader Filho. E, ainda, os comandantes do Exército, general Tomás Paiva, da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, o secretário de Defesa Civil, Wolnei Barreiros, o diretor-executivo do Dnit, Carlos Antônio Rocha de Barros, e o presidente da Conab, o também gaúcho Edegar Pretto.
O governo federal quer dar uma demonstração explícita de apoio ao Estado, desfazendo a imagem negativa que ficou no ano passado, quando Lula, com viagem internacional e uma cirurgia na agenda, não veio após as enchentes, o que acabou gerando muitas críticas.
No final da tarde de quarta-feira Lula divulgou em suas redes sociais vídeo de sua ligação telefônica com o governador, informando que a União vai disponibilizar o que for preciso, em efetivos e equipamentos, para auxiliar na reconstrução do RS.
O ministro Pimenta reforçou que já foram mobilizados cerca de 300 homens e oito helicópteros, além de botes salva-vidas, para atuarem nas operações de resgates, salvamentos, limpeza e reconstrução. O detalhamento das ações do governo federal, que devem incluir ainda recursos financeiros, será conhecido nesta quarta após as reuniões.
Fonte: Correio do povo