Desde o final de semana, o Rio Uruguai segue recuando em Uruguaiana. Conforme a Prefeitura do município da fronteira oeste, na manhã desta terça-feira estava 11,78m acima do nível normal, com tendência a recuo. Enquanto isto, o número de pessoas nos abrigos do município segue o mesmo, 337 pessoas de 86 famílias. Outras 1941 pessoas estão desalojadas.
Entre os desabrigados há aquelas crianças que são atípicas. Normalmente, elas não gostam muito de mudar de ambiente e se agitam com o barulho. Para tentar melhorar esta situação, a Prefeitura trabalha na atenção especial às famílias atípicas que estão nos abrigos. Elas receberam visita da nutricionista da Secretaria de Desenvolvimento Social, Daniela Christofari, que conversou com os pais sobre a alimentação das crianças.
Pelo menos oito crianças com Espectro Autista estão nos abrigos mantidos pela Prefeitura. A alimentação é ofertada pelo Município com o apoio de parceiros. “Os pais relataram que as crianças estão se alimentando sem dificuldades, que a comida está dentro da alimentação do dia a dia e que toda a assistência vem sendo dada neste sentido”, disse Daniela.
A secretária municipal de Saúde Suzielle Pivetta fez a entrega de abafadores de som às crianças que possuem sensibilidade. No abrigo Nova Esperança, a avó de um menino com Transtorno do Espectro Autista (TEA) disse emocionada que o abafador mais trazer tranquilidade para a criança. Ela também pediu ajuda em relação a um outro caso na família. A secretária fez todos os encaminhamentos necessários.
Os abafadores foram adquiridos com recursos da Secretaria. “O item busca proporcionar um maior conforto acústico para aqueles que têm maior sensibilidade auditiva. Nossa intenção é buscar o melhor para a comunidade TEA. Essas crianças estão num ambiente diferente ao de costume, por isso, a importância do abafador para trazer tranquilidade à todos”, disse o prefeito Ronnie Mello.
Fonte: Correio do povo