Na última semana, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), representado pelo Promotor de Justiça Valmor Júnior Cella Piazza, conduziu uma série de inspeções de controle externo nas unidades da Polícia Civil e Militar de São Borja.
Na quinta-feira, dia 23 de maio, o controle externo foi realizado na 1ª Delegacia de Polícia de São Borja e na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Já na sexta-feira, dia 24 de maio, foi a vez do 2º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira passar pela inspeção.
O controle externo da atividade policial pelo MPRS tem como principais objetivos assegurar a regularidade e a adequação dos procedimentos utilizados pelas forças de segurança, além de fortalecer a integração entre o Ministério Público e as forças policiais.
De acordo com o Promotor de Justiça Valmor Júnior Cella Piazza, as autoridades de segurança de São Borja demonstraram uma gestão administrativa exemplar. “Os órgãos de segurança de São Borja contam com excelentes gestores administrativos e autoridades públicas. Tanto a Delegada Elisandra Batista, quanto o Tenente-Coronel Hélio Soares desempenham com primor e coragem a missão que lhes é conferida. O problema identificado reside na insuficiência de efetivo, faltam Policiais Civis e Militares para atender adequadamente a nossa cidade e região. O Ministério Público irá trabalhar para resolver este problema”, afirmou Piazza.
Essa iniciativa do MPRS é essencial para garantir que as forças de segurança de São Borja possam continuar a desempenhar suas funções de maneira eficiente e dentro dos parâmetros legais, contribuindo para a segurança e o bem-estar da população local.
Fonte: Promotoria de justiça de São Borja