Mais de 160 pessoas aguardaram nesta quarta-feira (29) em uma fila para realizar o Cadastro Único do governo federal. O processo é necessário para que famílias possam receber o Auxílio Reconstrução. A aglomeração ocorreu nos arredores do prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, no bairro Cidade Baixa. Os atendimentos iniciaram às 8h.
Kelen Ferreira, moradora da Vila Farrapos, foi a primeira da fila. Ela chegou ao local às 20h dessa terça (28), e passou a noite sentada em uma cadeira de praia.
Luiz Henrique, morador do bairro Azenha, perdeu a casa na enchente, e precisou morar durante duas semanas no trabalho.
Em meio aos cadastros dos que perderam tudo, a prefeitura de Porto Alegre atrasou o envio dos dados das famílias desabrigadas e muitos moradores ficaram sem o dinheiro do Auxílio Reconstrução. No valor de R$ 5,1 mil, o montante é pago em, no máximo, dois dias após o cadastramento.
A primeira fase de pagamento começou em 20 de maio. O governo municipal deveria ter encaminhado os dados para o governo federal na última semana, o que não aconteceu.
Em resposta, a prefeitura disse que as famílias estão sendo registradas aos poucos e enviou mais de 24 mil dados nessa terça (28).
Fonte: CBN