A Secretaria Municipal da Saúde por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, confirmou nesta quarta-feira (05/06), o recebimento do resultado positivo enviado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), que confirma o terceiro óbito em decorrência de Dengue no município. A vítima é um homem de 45 anos, que também era hipertenso.
O boletim divulgado nesta manhã pelo Departamento de Vigilância em Saúde, São Borja já registrou 2.449 notificações de Dengue somente neste primeiro semestre do ano, com 830 casos confirmados. Cinco pessoas estão atualmente internadas com suspeita da doença.
Segundo a Médica Veterinária responsável, Janaína Leivas, a distribuição mensal dos casos confirmados é Janeiro com 06 casos, Fevereiro com 58, Março registrou 97, Abril 292, Maio 362 e Junho até a data, já registra 04 casos.
O Secretário em Exercício da SMS, Emerson Carvalho, destaca sobre a importância da prevenção, salientando que o comprometimento da população na eliminação dos focos do Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Reforça ainda que medidas básicas como como cobrir caixas d’água, limpar calhas e evitar o acúmulo de água em recipientes são essenciais para conter a proliferação do mosquito.
Fonte: Prefeitura de São Borja