Após mais de dois meses de paralisação, os docentes e técnicos do Instituto Federal Farroupilha Campus São Borja decidiram encerrar a greve que teve início no dia 8 de abril. A decisão foi tomada em reunião realizada na tarde desta quarta-feira,(12), onde os profissionais discutiram e votaram pelo fim do movimento grevista.
Durante uma entrevista para a Rádio Fronteira FM, o professor Luis Fernando Cunha, representando o instituto, destacou que a greve foi motivada pela busca de melhores planos de carreira, salários e condições de trabalho. Ele ressaltou que apesar da duração da greve, a instituição raramente participa de paralisações tão extensas.
Com o retorno às atividades, foi definido que o calendário acadêmico não utilizará sábados letivos e as aulas se estenderão até janeiro para compensar o período de greve. O professor Cunha também abordou a preocupação com a perda de alunos devido às greves, afirmando que a instituição está comprometida em minimizar os impactos e garantir a continuidade da formação dos estudantes.
Fonte: Rádio Cultura AM
Retificação: A matéria cita que técnicos e docentes decidiram encerrar a greve porém, somente os docentes voltarão a dar aulas, alguns TAEs continuam com atividades paralisadas até que as propostas feitas sejam avaliadas pelo governo. A categoria administrativa aguarda um posicionamento do sindicato que os representa.