O Rio Grande do Sul tem dois alertas de tempestade válidos até as 10h desta quarta-feira (19). Os avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) abrangem centenas de municípios gaúchos.
O aviso laranja, que indica perigo de tempestade, é para municípios da Fronteira Oeste, Centro, Campanha, Zona Sul e Região Metropolitana. São Borja, Santa Maria, Bagé, Pelotas, Canoas e Porto Alegre são alguns dos municípios que poderão ser afetados. O órgão chama a atenção para chuva volumosa, com alguns locais podendo registrar valores entre 50 e 100 milímetros durante o dia. O valor é preocupante porque pode se aproximar da média total de chuva esperada para o mês de junho em alguns locais.
Também há chance de vento intenso, com rajadas entre 60 km/h e 100 km/h, e queda de granizo. O Inmet chama a atenção para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Nas cidades afetadas pela chuva nos últimos dias, a condição pode significar ainda mais transtornos.
Já o alerta de perigo potencial de tempestade abrange municípios do Noroeste, Norte e Serra. Localidades pintadas de amarelo no mapa do Inmet podem registrar até 50 milímetros de chuva durante o dia, ter rajadas de vento que variem entre 40 km/h e 60 km/h e queda de granizo. Horizontina, Passo Fundo, Caxias do Sul e São Francisco de Paula são algumas das cidades dentro dessa área.