Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira, 21, a Operação Boi Garantido, uma ação conjunta da 2ª Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRAB) e da Delegacia de Polícia (DP) de Itaqui. O objetivo é combater e reprimir os crimes de abigeato que têm ocorrido na fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
Durante a operação, foram cumpridas 14 ordens judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão, prisão e sequestro de bens utilizados para a prática dos crimes investigados. A ação contou com a participação da Patrulha Rural do 1º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAF) e de policiais civis da 4ª e 21ª Regiões Policiais.
As investigações, que levaram à deflagração da operação, identificaram diversos alvos responsáveis por abigeatos em Uruguaiana, Itaqui, São Borja e Quaraí. Os criminosos, segundo a investigação, eram trabalhadores das propriedades da região com profundo conhecimento da área e da rotina no campo. Utilizavam essas informações para orquestrar o melhor momento para realizar as carneadas (abate do gado no próprio local) ou para levar o gado vivo para outros locais, utilizando veículos ou tropeando os animais para posterior embarque em caminhões.
Desde janeiro, quando as investigações começaram, foram furtados 120 bovinos e 300 ovinos, causando aos produtores um prejuízo estimado em mais de 600 mil reais.
A delegada regional Daniela Borba, responsável pela 4ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI), destacou o esforço constante da Polícia Civil na repressão aos crimes rurais, especialmente o abigeato. Segundo ela, a investigação qualificada permite a identificação dos autores e a consequente responsabilização penal. Ela também ressaltou que crimes desse tipo, além de causarem prejuízos elevados, geram uma sensação de insegurança no campo, pois muitas vezes são cometidos por indivíduos conhecidos.
Os delegados Ericson Mota, titular da DP de Itaqui, e Ewerton Sousa, titular da 2ª DECRAB, enfatizaram a importância da ação conjunta no combate a grupos criminosos. Eles destacaram a participação fundamental da Brigada Militar, através da Patrulha Rural do 1º BPAF, comandada pelos Ten. Cel Laerte e Capitã Amanda. “A atuação integrada das forças de segurança é essencial para o sucesso no combate à criminalidade e para manter os índices de crimes em níveis baixos na região”, afirmaram os delegados.
A operação Boi Garantido contou com a participação de 65 policiais e foi realizada em Uruguaiana, Itaqui e Quaraí. Seis indivíduos foram presos, dois deles preventivamente e quatro em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munição. No total, foram apreendidas 10 armas, munições, um caminhão e mais de quatro mil reais em espécie.
A delegada Daniela Borba reforçou ainda a importância da comunidade auxiliar as forças de segurança por meio de denúncias anônimas, garantindo o sigilo das informações.
**Denúncias anônimas:**
– WhatsApp 2ª DECRAB: 051 98451 1681
– Telefone: 0800 642 0121
– Website: [www.pc.rs.gov.br](http://www.pc.rs.gov.br)
Fonte: Polícia Civil