Duas massas de ar frio vão atingir o Rio Grande do Sul nesta semana, com maior intensidade nesta segunda-feira, que marca o início de um período mais prolongado de frio. A madrugada será gélida, com marcas negativas em grande número de cidades e geada em quase todo o estado. O dia começa chuvoso do Centro para o Norte. Depois, a chuva se concentra no Norte gaúcho, perto da divisa com Santa Catarina.
Após um começo de dia chuvoso na faixa central do Estado, incluindo Porto Alegre, a precipitação para na região e o tempo apresentará gradual melhoria. No Oeste e no Sul, a nebulosidade diminui com sol.
O ar frio traz queda de temperatura, e a segunda-feira terminará com marcas baixas. Às 21h, os termômetros devem indicar 7°C em Bagé, de 8°C a 9°C em Caxias do Sul e Gramado, e de 12°C a 13°C em Porto Alegre.
Médias inéditas para o mês de Junho
O mês de junho, que ao lado de julho é o mais frio da climatologia, está sendo caracterizado até agora por temperatura muito acima da média. No sábado, Porto Alegre anotou 30,4ºC no quarto dia deste mês com 30ºC ou mais. No dia 14, a máxima chegou a 32,4ºC, a mais alta já observada em junho na Capital desde o começo dos registros em 1910.
Contudo, esta semana traz mudanças. O ar frio, que ingressou pela fronteira e trouxe 13ºC às 15h em Jaguarão, avança pelo estado com queda de temperatura e reforça a instabilidade da frente fria do Centro e Norte gaúcho. Os efeitos desta primeira incursão fria serão mais sentidos na fronteira com o Uruguai, Campanha e no Sul gaúcho, com temperatura de 1ºC a 3ºC pela manhã.
Na Metade Norte, embora esfrie, a temperatura não será tão baixa como no Sul. Na metade da semana, o centro de baixa pressão volta a trazer chuva na quarta-feira.
O sistema impulsionará ar mais frio e seco para o Oeste e Sul no começo da quinta-feira. Na sexta-feira, uma nova frente fria avança com chuva. Atrás, ar gelado vai cobrir o estado no próximo fim de semana.
Fonte: Correio do povo