Nesta quinta-feira, 29, no Salão do Júri do Fórum de São Borja, quatro acusados foram julgados pela morte de Francis Nardes Pedebos, de 22 anos, ocorrida em 17 de março de 2013, na Vila da Praia. Francis foi morto com um tiro na cabeça por volta das 23h30min, e seu corpo foi encontrado na rua Vicente Ângelo Proença. Os réus, Alexandre Martik Dorneles, Francisco Vieira, Gilberto Vieira e Vagner Dornelles do Vale, respondiam ao processo em liberdade.
O julgamento, que começou às 9h e encerrou às 18h, foi presidido pelo juiz de Direito Marcos Rogério Ribeiro. A acusação foi representada pelo promotor Vitor Casasco Alejandre de Almeida, da comarca de Cerro Largo. A defesa de Alexandre e Gilberto foi conduzida pelo defensor público Guilherme Ruggiero de Souza Santos, enquanto Francisco Vieira foi defendido pela advogada Daiane Rocha Escoto, e Vagner Dornelles do Vale teve sua defesa a cargo da advogada Luiza Mota.
O júri resultou na absolvição de Francisco Vieira, Gilberto Vieira e Vagner Dornelles do Vale. Alexandre Martins Dornelles foi condenado por homicídio simples há 6 anos, 7 meses e 5 dias de reclusão. No entanto, devido à demora no andamento do processo, ocorreu a prescrição da pena, e Alexandre não cumprirá a sentença.
O Ministério Público informou que avaliará a possibilidade de recorrer dessa decisão.